O bem estar

O seu bem-estar depende de uma noite bem dormida! Perceba porquê!

Ter uma boa noite de sono, tranquila é a base para que o ser humano recupere as energias gastas durante o dia.

Um adulto deve dormir em média 8h por noite. Dormir mal prejudica a nossa saúde a vários níveis.

A ausência de sono pode trazer-lhe vários problemas:

– Depressão

– Envelhecimento precoce

Aumento do apetite e consequentemente aumento de peso. A falta de horas de sono altera as hormonas que controlam a fome e o apetite: não dormir engorda!

-Aumento de açúcar no sangue que pode levar ao aparecimento de problemas cardiovasculares e de visão

– Aumento de Colesterol e Hipertensão

– Menor vigor físico

– Infecções

– Cansaço e sonolência durante o dia

– Irritabilidade

– Alterações de humor

– Perda de memória

– Diminuição da criatividade

– Raciocínio lento

– Dificuldade de concentração

– Maior probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2 .

Pode evitar esta longa lista de problemas! Se tem dificuldade em dormir comece por fazer uma alimentação regrada, relaxar antes de ir para a cama e praticar exercício frequentemente, uma caminha a seguir ao jantar ajuda bastante!

Conheça os benefícios de se espreguiçar! Parece mal mas faz bem!

(Tem aqui 10 boas razões para se espreguiçar todos os dias de manhã e à noite!)

1.Desperta o cérebro.

2. Activa a circulação sanguínea

3.Aumenta o prazer e sensação de bem-estar.

4. Activa a memória.

5. Evita as dores de cabeça pois estas podem ser causadas pela tensão muscular. Ao espreguiçar-se evita essa dor.

6. Lubrifica as articulações

7. Preserva a flexibilidade do corpo uma vez que ao espreguiçar-se está a alongar-se!

8. Reduz os riscos de lesões

9. Alivia a fibromialgia pois o alongamento dos músculos do corpo ajuda a diminuir a tensão   acumulada nas articulações e alivia as dores.

10. Fornece vitalidade ao corpo.

Saiba como ressonar menos!

Muitas vezes o seu sono é perturbado pelo ressonar da pessoa que dorme consigo. Ressonar não é um acto propositado. Ocorre com mais frequência a partir dos 30 anos, com tendência a piorar com o avanço da idade, e afecta mais o sexo masculino que o feminino. As mulheres ressonam sobretudo depois da menopausa.

Se pensa quem ressona dorme tranquilamente e profundamente engana-se! Quem ressona acaba por não ter um sono descansado e repousante pois faz um esforço maior para respirar porque o ar não passa correctamente. Isto faz com que a pessoa acorde várias vezes durante a noite e se sinta mais cansado na sua rotina diária.

O que é ressonar?

A Roncopatia, mais conhecida por ressonar é uma doença. As pessoas tendem a banalizar esta doença que pode acarretar consequências graves.

O que acontece é que durante o sono os músculos da boca e da faringe relaxam e aproximam-se, diminuindo o espaço para a passagem do ar. Assim sendo, quando a pessoa inspira, o véu palatino vibra causando ruído.

Ressonar afecta o ritmo cardíaco. Este sofre algumas anomalias, que poderão aumentar se sofrer de hipertensão ou tenha sofrido de problemas cardíacos, como um ataque cardíaco. Ressonar é também prejudicial à concentração e pode levar a que quem ressone tenha dores de cabeça ao acordar.

Durma melhor e proporcione uma noite tranquila a quem está a seu lado! Saiba como diminuir o seu ressonar.

Durma lado.

Uma das principais razões do ressonar é a posição. Tente dormir de lado ou de barriga para baixo. Dormir de barriga para cima aumenta a probabilidade de ressonar. Evite dormir de costas porque nessa posição há tendência para que a garganta obstrua a respiração. Se tem tendência para dormir nesta posição, experimente coser um bolso com uma bola de ténis nas costas do pijama. Isto vai ajudá-lo a manter-se na posição lateral.

Evite o álcool e comprimidos para dormir

O álcool e os soníferos, ansiolíticos e medicamentos anti-histamínicos, podem levar ao ressonar pois actuam a nível do sistema nervoso central, relaxam os músculos da garganta e das vias respiratórias dificultando a respiração. Não beba bebidas alcoólicas menos de quatro horas antes de dormir. Durante o dia beba com moderação.

Perca Peso. Faça Exercício

O excesso de peso prejudica a sua respiração e aumenta possibilidade ressonar pois a gordura que se aloja entre o músculo e a mucosa da garganta faz com que esta fique mais estreita e a respiração torna-se cada vez mais difícil durante a noite. Antes de se deitar faça refeições leves.

Trate as alergias.

As alergias respiratórias fazem com que durante o sono respire pela boca. Consulte o seu médico e tome a medicação que lhe foi recomendada.

Deixe de fumar.

O fumo irrita a garganta e seca a mucosa nasal

Horários certos.

Tenha horários regulares para se deitar e tente dormir 7 a 8 horas por dia. As pessoas que dormem menos têm tendência a ressonar mais.

Durma com a cabeça elevada.

Levante a cabeceira da cama ou utilize duas almofadas, vai respirar melhor e ressonar menos porque retira algum peso das vias respiratórias.

Desentupa o nariz

Use Pensos Nasais que ajudam a manter as cavidades nasais abertas e evitam a respiração pela boca durante o sono. Se ao deitar sentir o nariz entupido devido a uma constipação ou uma alergia use soro fisiológico para o desobstruir e evita respirar pela boca.